Manifesto - Contra o Funk Brasileiro


Tchu tcha, tcha, tchu tcha tcha, Tchu tcha, tcha, tchu tcha tcha, e começa o Rock, solos de guitarra, solos de bateria, extensão de voz do vocalista, e o funk tchu tcha, tcha, tchu tcha tcha, e o começa a letra e o "cantor" canta, ou finje, e passa o Pop, as batidas rítmicas, o refrão empolgante, e o funk? Tchu tcha, tcha, tchu tcha tcha. Então vem o Blues, solo de teclado, base no baixo, o pézinho começa a bater acompanhando o ritmo, e logo em seguida o funk muda a letra, e segue tchu tcha, tcha, tchu tcha tcha.
Sobe o Black, batidas graves, o pescoço enlouquece, os ombros acompanham as batidas, e o funk ta lá, tchu tcha, tcha, tchu tcha tcha, e cresce a Eletrônica, uma eternidade de introdução, mas muda, entra o drum bass, sons agudos curtos... e o funk?

É a mesma batidinha chata, com uns barulhos de nextel de vez em quando, as letras horríveis, sem sentido e sem valor, denegrindo a mulher, a família e os valores da música. Nessa época eu paro e penso, "a intenção não era evoluir"? O funk brasileiro não relaxa, pode falar o que for, mas não relaxa, é uma batida chata, repetitiva e alta, porque funk brasileiro não basta ouvir sozinho, tem que mostrar pra todo mundo que aquilo ali é chato, é irritante, é o melhor do pior que a música brasileira pode oferecer.
Mas vão me dizer que é a representação da favela, e eu vou dizer em seguida que não é coisa nenhuma! O rap/hip-hop é a voz da favela, a voz de expressão, de reflexão dos moradores para a cidade local, mas não posso generalizar, porque o funk brasileiro também é a voz da favela, a voz dos que portam armas, dos que matam policiais, assassinam inocentes pelo puro divertimento ou apenas para banalizar o terror, porque o funk brasileiro não é funk, é alguma qualquer outra coisa, mas funk não é, porque o funk que é funk lembra algo de R&B, do Jazz ou do Soul, e o brasileiro não me lembra nada disso, nem lembra nada de nada.
"Mas faz sucesso", lógico que faz, pra pessoas que elegem Tiriricas, Clodovis, Romários, faz sucesso pra quem monta em uma moto e sai atirando por ai em quem bem entender, faz sucesso para os alienados ligados no canal plim plim, lógico que faz sucesso, porque funk brasileiro é cultura... jogada no lixo e reproduzida em áudio.


-- 
Tiago Siguinolfi de Castro

" Porque eu acredito que não estou só, ainda existe os que pensam "

2 Comments to "Manifesto - Contra o Funk Brasileiro"

falou tudo rap é a voz funk é alienação total a periferia já tá cheia disso .

Disse tudo o funk foi um som que eu gostava na infançia só que a doze anos atras isso pra mim não fazia sentido nenhum onde eu ua tocava esse som mas dizer que é a viz da favela e defecar pela boca o funk nunca vai ter o valor do rap em questão de estilo , letra , as bases do rap são muito mais originais , mas como tudo tem seu lado ruin , o rap está caminhando pra ser igual ao funk mas isso são poucos eu gosto de escutar um GOG pq ele denuncia mesmo e o Eduardo FC são eternos .ç

Postar um comentário