Pensamento Organizado


Escrever torna-se um exercício diário conforme o passar do tempo, conhecemos o que é a escrita, depois aprendemos a escrever, depois tudo no nosso idioma torna-se automático, escrever então vira uma rotina, dificilmente pensamos em enriquecer nosso vocabulário, mas ao que poucos sabem é que podemos melhorar nossos relacionamentos, nossa gerência de tempo, nossa motivação, otimizar nosso método de trabalho, podemos exercitar a inteligência com o simples fato de nos dedicar a enriquecer nosso vocabulário.


Livros, jornais, revistas, as mídias tradicionais nos dão uma boa dimensão de onde podemos chegar, por exemplo, livros de romance nos ajudam a formar instrumentos para transformar em informação o que aparentemente pode parecer observação subjetiva, assim como ajuda a entender como as pessoas agem; leitura de jornais ajuda a obter disciplina para escrever, ajuda no processo de concentração.

De certa forma, escrevemos como pensamos e pensamos como escrevemos, o que nos traz a uma nova realidade, o agir (escrever) esta diretamente ligado ao que pensamos com consciência cognitiva, então se escrevemos com concentração podemos focar em determinados pensamentos sem que este seja atropelado por outros.

Pensar organizadamente é um processo fácil, porém com algum tempo de retorno, criar um blog pode te ajudar nesta questão, procurar algum assunto, tema, título lhe obriga a ler com atenção, a estudar, a procurar informações que possam relatar/incentivar o seu pensamento. Por experiência própria, muitas vezes leio um assunto que para mim é interessante e associo-o a alguma coisa da minha vida instantaneamente, então procuro logo escrever sobre isto, o que me obriga a organizar as coisas mentalmente para que o assunto não sobreponha a minha vida e vice-versa. Ao digitalizar sou obrigado a transformar o projeto final que esta na minha cabeça em textos que outros possam entender, sendo muitas vezes necessário apagar, reescrever muitas linhas, a trocar posições em raciocínios lógicos, construir um novo projeto subsequente ao primeiro para que tudo transpareça da melhor forma possível.

--
Tiago Siguinolfi de Castro

"Inteligência é algo passível de um Pensamento Organizado"

1 Comment to "Pensamento Organizado"

Posted by Anônimo ( 17 de janeiro de 2011 às 07:10 )

Olá Tiago!

Sou a Gislaine, do blog Paraíso da Leitura. Me desculpe pela demora em responder ao seu comentário, mas ultimamente não tenho tido muito tempo, nem para ler. Deixei o meu blog um pouco de lado e agora que vi seu comentário me emocionei. Adorei seus posts, pois achei muito criativos e bem organizados.
Meu blog está uma bagunça já que estou tentando alterar um pouco sua aparência, então não posso te dizer que irei divulgar o seu blog de imediato. Mas assim que as coisas estiverem acertadas e do jeito que eu gosto pode ter certeza que irei requerir uma parceria com você, nem que seja somente para divulgarmos o blog um do outro.
Vou falar a verdade com você, e essa verdade não me agrada nem um pouco... Você estava certo quando disse que a responsabilidade aumenta quando temos um compromisso com os leitores do blog, e eu já não estava aguentando essa carga. por pouco não desisti de tudo. por muito pouco.
Obrigada por me ajudar nesse momento em que tudo poderia desabar.

Qualquer coisa que precisar, por favor me avise. Se quiser, posso te ajudar a fazer algumas coisas no template do seu blog, viu?
Abraços,
Gislaine

paraisodaleitura.blogspot.com

Postar um comentário