A Lei de Murphy

A "Lei de Murphy" expressa que "Se algo pode dar errado, vai dar errado".

Como surgiu esta lei? (Há várias histórias, mas em geral coloco um resumo das pesquisas que fiz contando a história mais autentica encontrada)

Até o ano de 1990 viveu o capitão Edward A. Murphy Jr., engenheiro da Força Aérea americana, que participou de vários testes de design civil e militar, dentre eles um em especial nos chama a atenção.

Cientistas estavam testando um trenó impulsionado por um foguete que andava em trilhos a cerca de 320Km/h, este trenó era usado para verificar quantos Gs (Força da gravidade) um ser humano poderia aguentar, e para que este teste acontecesse era necessário a utilização de um ser humano, então utilizado o coronel John Paul Stapp - físico de carreira na Força Aérea americana - que pela alta velocidade e taxa de Gs exercida quebrou muitos ossos e dilatou vários vasos dos olhos - Tudo em pró da ciência.
Murphy acompanhou alguns destes testes e para que pudesse medir com precisão a taxa de Gs, levou um aparelho com um conjunto de sensores que ficariam adaptados à cintura de John, tornando os dados em si, mais confiáveis. Entregou então o aparelho a um técnico responsável por fazer tais adaptações (Aqui penso eu que este técnico era no mínimo um estagiário corinthiano), levando o aparelho até o trenó, fez as adaptações instruídas por Muphy.

Após o teste com o trenó, o aparelho trouxe um resultado de leitura igual a zero - todos os sensores foram conectados de maneira incorreta. Para cada sensor havia duas maneiras de fazer a conexão e cada um deles foi instalado de maneira invertida. (Culpa de quem?)

Após o resultado, Murphy resmungou algo como "se há duas formas de fazer alguma coisa e uma delas vai resultar em um desastre, é assim que ele vai fazer" (Fonte: Pesquisas Improváveis (Em inglês)).
Murphy foi embora do centro de testes e surgia então uma coletiva de imprensa com John Stapp - lembrado por seu senso de humor e perspicácia - que disse aos repórteres presentes: "A segurança da equipe do trenó foguete deveu-se à Lei de Murphy", logo os presentes pediram explicações que foram respondidas com o seguinte argumento: "Tudo que pode dar errado dá errado". (Fonte: The Jargon File (em inglês)).

Precisou somente disto para a "Lei de Murphy" começar a aparecer em publicações aeroespaciais e, logo depois, caiu no ditado popular.

Encontrei algumas variações bem legais dessa lei:

Observação de Etorre - A outra faixa sempre anda mais rápido.
Distinção de Barth - Há dois tipos de pessoas: as que dividem as pessoas em tipos e as que não o fazem.
Lei de Acton
- O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente.
Lei de Boob
- O que você perdeu está sempre no último lugar em que você procura.
Terceira Lei de Clarke
- Qualquer sociedade suficientemente avançada é indistinguível de mágica.
Regra de Franklin
- Abençoado seja aquele que nada espera, pois não se desapontará.
Lei de Issawi do Caminho do Progresso
- Um atalho é a maior distância entre dois pontos.
Lei de Mencken
- Quem pode, faz. Quem não pode, ensina.
Lei de Patton
- Um projeto bom hoje é melhor que um projeto perfeito amanhã.

Visão Final:

Quando tudo esta dando certo é fácil agradecer a Deus e Jesus Cristo por tais feitos, quando tudo esta em pé que não precisamos levantar de madrugada, pegar ônibus lotado, enfrentar um dia inteiro de serviço e ainda pagar as contas no final do dia. É fácil agradecer por estar em pé. E quando tudo está dando errado? Você enxerga o que há detrás destes problemas? O verdadeiro propósito por estar passando por tais situações ruins? Consegue parar e analisar o que tem que aprender com tudo isso? À cima de tudo, você agradece a Deus sobre seus problemas? Ou simplesmente joga a culpa na "Lei de Murphy"?
Então digo a você caro leitor, estes problemas, desavenças, questionamentos e ausência de privilégios servem para que você se aproxime de Jesus Cristo, ele deseja muito que você reconheça que aquela sombra que sempre o ajuda a levantar, é a sombra dele, que aquele reflexo que você vê quando as coisas viram e começam a dar certo, é o reflexo dele, que aquela luz que sai em meio há um temporal, é a luz vinda dele.

Não apenas se convença, mas reconheça a presença de Cristo Jesus em sua vida, ele anseia muito conversar com você e caminhar ao teu lado pelos caminhos de sua vida.

--
Tiago - Agent Maverick

"A Lei de Murphy é um modo de esconder nossos erros debaixo do carpete"

0 Comments to "A Lei de Murphy"

Postar um comentário